sábado, 18 de janeiro de 2014

Workshop cozinha de autor


No sábado passado tive o prazer de frequentar uma masterclasse com um Chef italiano, Augusto Gemelli.

O tema foi cozinha de autor, onde tivemos oportunidade de recriar 5 receitas suas, das quais uma entrada, uma salada, 2 pratos principais e uma sobremesa de repetir.

O ponto de encontro foi o Restaurante D´Oliva em Lisboa, às 11h da manha. Começamos com um convivio informal a conhecermo-nos, falando sobre nós, o que faziamos, o que gostavamos, experiencias culinárias passadas e também um pouco sobre o que se iria passar. Adorei esse momento porque ficamos logo à vontade com os nossos colegas e com o Chef, que sempre se mostrou prestável e atencioso, respondendo prontamente a qualquer duvida ou curiosidade.

Depois foi altura para irmos colocar a mão na massa. Fomos colocados em equipas de 2, formando 5 equipas, onde cada uma ficou com um prato. A mim calhou-me a sobremesa (logo eu que não tenho jeito nenhum para doces)! Fiz um pudim de queijo gorgonzola com aipo, amendoa e topping de caramelo. 

No final, o que todos esperavamos, uma degustação de todos os pratos elaborados, acompanhado de um bom vinho, mas o melhor, a companhia e a boa conversa. Tivemos todos direito a um certificado de participação pela nossa valente participação e entusiasmo e ainda adquiri o seu livro "A cozinha italiana de Augusto Gemelli", que veio com uma bela dedicatória.

Se gostariam de fazer uma masterclasse com o Chef Gemelli, é só verificar aqui quais os cursos disponiveis e as datas. Eu vou já no próximo sabado a um workshop de risoto, com e sem arroz, no Espaço Teka na Expo. Ainda ficou prometido um workshop de massas frescas.

Deixo-vos aqui as fotos dos nossos pratos. 

Mais uma vez queria a proveitar para agradecer ao Chef Gemelli por tudo, e que foi um prazer aprender com ele algum dos seus melhores pratos.





















1 comentário: