domingo, 4 de novembro de 2012



Mandarina - Restaurante Vegetariano



Menu escolhido – Menu Degustação

Entradas:
·         Sopa de tomate com manjericão e sementes de sésamo
Sem dúvida a perfeita forma de começar a refeição. Este prato maravilhou os nossos sentidos através da combinação infalível do tomate com o manjericão. A acidez do tomate  foi bastantemente bem controlada e o facto do Chefe não ter triturado o tomate totalmente faz com que esta sopa passe uma sensação de ser algo mais substancial ainda que acompanhada da leveza proporcionada pelo manjericão. O toque das sementes de sésamo branco tostadas termina esta viagem de sabores da forma perfeita, adicionando à textura e sabor ainda mais único. Sem dúvida, não pode faltar no menú!
·         Raviolis de baterraba com queijo, ervas finas e maionese de courgette
Uma escolha que, concordamos, não funcionou. A mescla de sabores fortes, beterraba e queijo, deixa o paláto confuso ainda que seja fornecido com alguma frescura da maionese, que por sua vez, de maneira alguma, faz juz à sua descrição sendo que os sabores se perderam totalmente. A textura da beterraba não faz, de todo, a tarefa de comer este prato nada fácil. Os raviolis não são fechados, logo qualquer tentativa de corte leva a que este se desfaça quase por todo. Concluindo, uma ideia arrojada mas sem sucesso.
·         Endivias grelhadas acompanhada de massa tipo esparguete com queijo azul e rúcula
Uma ideia que me parece funcionar mas que sentimos necessidade de deixar aqui uma sugestão pessoal. Isto, porque as endívias grelhadas com o queijo azul e a rúcula, todos estes sabores são únicos, bastante fortes e muito bons, e, estranhamente ou não, todos juntos deixa qualquer com as papílas gostativas em estado de puro êxtase. Quanto à massa, importante indicar que foi cozida no ponto, no entanto, não encontrámos um possível substituto para este ingrediente que podesse fazer o mesmo papel ou melhor. Por esta razão decidimos que se teriamos que aceitá-lo então que fosse utilizado outro tipo de massa, como o tagliatte, que sem dúvida complementaria bem melhor os seus demais parceiros ingredientes com a sua estrutura e formato. Uma opção que após todos os prós e contras colocados na balança, a análise é positiva, no entanto, necessita de alguma atenção e possível reestruturação.


Pratos principais:
·         Sushi de manga e abacate
Há quem diga que é uma moda, mas sem dúvida que é apreciado por muitos. O sushi é cada vez mais procurado pelo consumidor, e, como tal, este restaurante decidiu proporcionar um destes momentos orientais aos seus clientes. Infelizmente, e muito possivelmente devido à pouca prática de confecção, este prato não funcionou bem – o arroz sendo um ingrediente essencial na sua confecção, estava demasiado cozido, não dando a oportunidade ao cliente de apreciá-lo correctamente.
·         Almôndegas de quinoa
Simplesmente fenomenais! Um clássico da cozinha vegetariana e muito bem confeccionado aqui. Uma textura bastante suave por dentro ainda que crocantes por fora, estas almondegas deliciam qualquer um. Acompanha um molho que lhe dá alguma frescura e complementa bastante bem.
·         Noodles Thai com amêndoas e vegetais
Uma opção simples mas muito agradável. A massa cozinha ao ponto evolta em vegatais salteados ligeiramente apurado e picante.
·         Seitan em puré de couveflor e legumes
O seitan encontra-se húmido com bastante sabor. Os legumes em puré de couveflor são salteados antes de envoltos pelo puré. Um prato que é mais indicado para apreciadores mas que termina a refeição de forma agradável.


Sobremesas:
·         Sortido de sobremesas
Gelado de leite merengado, bolo de chocolate tipo brownie, bolo de côco e pudim de aveia. Um gelado refrescante acompanhado de um bolo de chocolate que faz um contraste já conhecido e apreciado por muitos. A textura única do côco marca forte presença. E um pudim de aveia que surpreende o palado mais treinado – pessoalmente, fenomenal.


Curiosos por experimentar outros menús vegetarianos apresentados por este restaurante, esperemos ter a oportunidade de voltar a visitá-los em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário